
Quando você diz “ser humano”, está nomeando algo que existe por conta própria ou apenas agrupando indivíduos diferentes sob uma mesma palavra? Essa pergunta, aparentemente simples, alimentou séculos de debate no coração da filosofia medieval e recebeu o nome de problema dos universais. Um universal é um conceito geral, como “humanidade”, “animalidade” ou “justiça”, que predicamos de muitos indivíduos ao mesmo tempo. O problema consiste em perguntar: esse conceito corresponde a alguma realidade fora da mente, ou é apenas um nome conveniente que inventamos para organizar a experiência?
A questão não surgiu na Idade Média. Ela remonta a Platão e Aristóteles, e foi transmitida aos medievais por meio de dois autores: Porfírio, filósofo neoplatônico do século III, e Boécio, pensador romano do século VI que traduziu e comentou a Isagoge de Porfírio para o latim. No prólogo dessa obra, Porfírio levantou três perguntas sobre os gêneros e as espécies e declarou que não as responderia, por serem profundas demais. Boécio tentou respondê-las, e com isso legou à Idade Média latina o vocabulário e o enquadramento do debate. A partir do século XI, teólogos e lógicos retomaram essas perguntas com vigor renovado, porque a resposta afetava diretamente a lógica, a linguagem e a própria compreensão de Deus e da criação.
A herança antiga e a transmissão medieval
Para entender o problema dos universais, é preciso voltar ao ponto de partida. Platão, nos diálogos, defendeu que conceitos como “beleza” e “justiça” não são meras palavras: são Formas (eide), realidades subsistentes que existem separadas das coisas sensíveis e que lhes conferem inteligibilidade. O belo é belo porque participa da Forma do Belo. Aristóteles rejeitou a separação: para ele, a forma existe, mas nunca separada da substância concreta. A “humanidade” é real, porém realiza-se apenas nos seres humanos individuais, não num mundo à parte.
Quando Porfírio escreveu a Isagoge como introdução às Categorias de Aristóteles, formulou o problema de modo preciso. Os gêneros e as espécies existem na realidade ou apenas no intelecto? Se existem na realidade, são corporais ou incorpóreos? São separados das coisas sensíveis ou residem nelas? Porfírio não respondeu. Boécio, ao traduzir e comentar a obra, ensaiou uma solução aristotélica: os universais existem nas coisas, mas são apreendidos pelo intelecto por abstração. Essa resposta ficou como ponto de partida, e cada geração medieval a refinou, contestou ou reformulou.
O que tornou o debate tão urgente na Idade Média foi a convergência entre lógica, metafísica e teologia. Se os universais não têm realidade alguma, como falar com propriedade da natureza divina, da Trindade ou da essência da alma? Se, por outro lado, os universais existem como realidades independentes, como evitar um platonismo incompatível com a doutrina da criação? O problema dos universais ocupava, portanto, o cruzamento exato entre pensar, falar e existir.
Realismo, nominalismo e as posições intermediárias
A tradição costuma apresentar o debate dividido em dois campos: realismo e nominalismo. O realismo afirma que os universais possuem algum grau de existência real, independente da mente. O nominalismo sustenta que apenas indivíduos concretos existem, e que os termos gerais são nomes (nomina) ou rótulos linguísticos sem correspondência ontológica própria. Essa divisão, embora útil como mapa inicial, simplifica demais quase mil anos de discussão. Os próprios autores medievais raramente se encaixam com limpeza nessas categorias.
Pedro Abelardo, no século XII, recusou tanto o realismo extremo quanto o nominalismo reducionista. Ele argumentou que o universal não é uma coisa (res) nem um mero sopro de voz (flatus vocis), mas um sermão: um termo com significado, capaz de predicar algo real nos indivíduos sem ser ele próprio uma substância separada. A posição de Abelardo é frequentemente chamada de conceptualismo, embora esse rótulo também seja uma simplificação posterior.
Santo Tomás de Aquino, no século XIII, elaborou uma solução tripartite de inspiração aristotélica e que deve muito ao filósofo árabe Avicena. Para Tomás, o universal existe de três modos: antes das coisas (ante rem), como ideia na mente divina; nas coisas (in re), como forma presente na substância concreta; e depois das coisas (post rem), como conceito abstraído pelo intelecto. Essa formulação articulava metafísica, teoria do conhecimento e teologia numa síntese coerente e representou uma das respostas mais influentes ao problema.
Já no século XIV, Guilherme de Ockham levou o nominalismo a um novo patamar de rigor lógico. Para Ockham, apenas indivíduos existem. Os universais são signos mentais (conceptus) que representam naturalmente os indivíduos, sem que isso exija a existência de uma natureza comum real. Seu célebre princípio de parcimônia, a chamada “navalha de Ockham”, recomendava não multiplicar entidades além do necessário. A posição de Ockham transformou a lógica medieval e preparou o terreno para desenvolvimentos posteriores na filosofia da linguagem.
Por que o problema dos universais importa ainda hoje
A controvérsia medieval sobre os universais não ficou restrita nos manuscritos do século XIII. Toda vez que você pergunta se uma categoria científica corresponde a algo real na natureza, se uma classificação social é um dado do mundo ou uma construção da linguagem, se “espécie” em biologia nomeia algo objetivo ou recorta o contínuo da vida por conveniência, você está, sem saber, reeditando a mesma pergunta que ocupou Abelardo, Santo Tomás de Aquino e Ockham.
Esse debate permanece vivo na filosofia da linguagem, na filosofia da ciência e na ontologia contemporânea. A pergunta “nossas categorias correspondem a algo real?” não foi resolvida. Cada resposta a ela carrega consequências profundas para o modo como entendemos o conhecimento, a linguagem e a própria estrutura da realidade.
Estudar o problema dos universais é, portanto, mais do que aprender história da filosofia. É treinar o olhar para perceber que a relação entre as palavras e as coisas nunca é óbvia. A tradição medieval nos ensina que pensar com rigor sobre o que dizemos é o primeiro passo para pensar com rigor sobre o que existe. E essa lição, Buscador, vale tanto para quem lê Boécio quanto para quem analisa os debates de hoje.
O problema dos universais atravessou séculos porque toca algo que nenhuma época resolve sozinha: a relação entre o que pensamos, o que dizemos e o que existe. Cada geração filosófica recebe a pergunta, reformula os termos e descobre que a dificuldade é mais funda do que parecia. Levar essa consciência para a própria vida intelectual já é, por si só, um ato de formação.
ESPAÇO DO PATROCINADOR DESTA EDIÇÃO
Esta edição chega até você gratuitamente graças a quem anuncia aqui
Build Your First GTM Agent Workflow
Logging. Enrichment. Routing. It’s the GTM work that eats a startup’s week. Agents can own it so your team gets back to selling.
On October 28, HubSpot and Dust run Build, Buy, or Hire? live. No panel. We build your first automated workflow in HubSpot and Dust, including a post-call automation and a Slack account ownership layer, and you take the build home.
Fraterno abraço!
- Daniél Fidélis ::



